De esmaltes e de alergia

dezembro 4, 2009 às 7:44 pm | Publicado em Importante, Meninices | 10 Comentários
Tags: , ,

Gente, o negócio é meio sério.

Há cerca de uns dois ou três meses, comecei a perceber minhas pálpebras muito ressecadas e coçando muito – o que eu achava estranho, sempre tive muita coceira no olho, mas nunca na pálpebra. Depois de um tempo, meu olho esquerdo, que sempre ficava um pouco pior, começou a inchar horrores (minha pálpebra superior quase não abria de manhã) e depois a soltar umas pele fininha que ficava bem esbranquiçada. Como sempre fui muito alérgica, já vi que era dermatite de contato e troquei meus Risqués e Impalas por Colorama. E fui no dermatologista, que confirmou minha suspeita: alergia a esmalte.

Depois que fiz essa troca, meus olhos voltaram ao normal. Essa semana, eu lembrei de um post em algum lugar de uma menina falando que era alérgica e que usava esmaltes “normais”, desde que com base e top coat hipoalergênicos. Como boa curiosa investigadora que sou, fui fazer minha experiência. Eu SEI que não devia ter feito, mas não deu para me segurar. Até porque estou cheia de Impalas da coleção de verão que não pude usar – dados pela Ly, do Esmaltadas. Um pouco pela pressa, escolhi o Atena, da linha Impala Gloss (que é MUITO fácil de passar, sempre), coloquei litros da Cobertura Intensificadora da Colorama e mandei ver (por baixo, base Colorama também).

Isso foi na quarta-feira à noite.

Hoje, quando acordei, adivinha como estava meu olho esquerdo.

Isso mesmo, INCHADO até dizer chega. Fiquei até meio assustada, coloquei a mão no rosto, vi o esmalte e lembrei de tudo. Mas como estava em cima da hora para ir para a faculdade (reunião de orientação de monografia que não dava para faltar), fui assim mesmo. E meu olho coçou o dia inteeeeeiro. Cheguei em casa meio dia e meia e fui correndo tirar.

Nem pude tirar fotos do esmalte pois a câmera está sem bateria (foi toda embora na parada da Disney em Copacabana). Tirei algumas tosquinhas com o celular, inclusive para mostrar o olho normal X olho inchado, mas ficaram toscas demais.

Mas é isso aí. Muita gente acha que dermatite de contato por causa de esmalte acontece só nas mãos (cutículas, principalmente), mas é MUITO comum acontecer no rosto. Conversando comigo, meu dermatologista comentou que as pessoas não ligam uma coisa à outra (esmalte + pele do rosto com algum problema), pois se esquecem que passam a mão pelo rosto o dia inteiro – e a noite também! E depende também da sensibilidade de cada um, claro. A pele do olho, por ser mais fina, é mais sensível, mas pode ocorrer dermatite também nas orelhas (tem gente que tem mania de ficar mexendo em brinco e tal), no pescoço, na região próxima à boca.

O negócio é ficar atenta e, a qualquer sinal estranho, correr para o médico!

10 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. A propósito: são 17:47 e meu olho já desinchou consideravelmente.

  2. Eu nunca tive muito problema com alergias, só tenho problema com base e topcoat.

    Tem uns que deixam meus dedos super ressecados e eu detesto ter que ficar melecando dedo com hidratante, mas nada mais do que isso.

    • Só um top coat deixou minhas cutículas ressecadas: o Matte Plus da BIG. Mas como não posso usá-lo *mesmo*, nem é tanta perda assim…

      • Ele deixou muito ressecado, além de clarear bastante a cor do esmalte na hora de ‘matificar’.

        Acho válido em cores pasteis.

      • Acho que fica legal com tons metalizados/cintilantes, também. Dá um efeito meio frost, sabe?

  3. Nossa, eu morro de medo de ter algum alergia do gênero, porque tenho muuuuito esmalte, de muuuuita cor!
    Ainda bem que hoje em dias as empresas melhoraram bastante em relação aos produtos hipoalergênicos, né? Pena que justo os Impalas, são mais caros :(.

    • Os hipoalergênicos da Impala têm outro problema além do preço: as cores são COMPLETAMENTE diferentes. O Rio Doce, por exemplo. Na coleção “normal”, ele é um rosa bem forte, e o hipoalergênico é rosa bebê, clarinhozinho MESMO. Decepção total. Achei o Xaréu (que já usei) um pouco sem brilho também. Nada que um extra-brilho não resolva, mas se vai cobrar 5 ou 6 reais, não custa investir e fazer cores mais semelhantes e mais brilhantes, né?

  4. Tenho 2 medos bem grandes: ter que usar óculos antes da velhice e ter alergia a esmaltes. Acho que me lamentaria até o fim.
    bjus!

  5. […] FPS 30; – Desodorante Rexona Invisible Man (meu preferido); – Bepantol (não vivo sem desde  o episódio da alergia); – Creme manipulando de uréia; – Serum para Pentear Seda Cachos Comportados; – Fluido Restaurador […]

  6. Olá Juliana,

    Tudo bem?

    Pois é, eu tmb tenho alergia a esmaltes e isto inclui até mesmo Colorama, acredita?! Vi q vc comentou em algum blog de esmaltes que vc encontra esmalte Jordana aqui no Rio, mas tem q saber procurar. Você pode me informar onde tem? Eu conheço apenas um bequinho que vende em Botafogo, mas eles só tem Jordanas com glitter, ñ têm muita variedade, tem q encomendar e as cores do site da Jordana não são nem um pouco fiéis ao resultado. Além disso, vc sabe dizer outras marcas importadas que ñ têm akeles 3 componentes químicos q normalmente dão alergia? Me ajuda! Tô ficando viciada em esmaltes, acompanho vários sites, mas aqui no Rio eu quase não acho esmaltes hipoalergênicos p comprar ou quando acho têm pouca variedade de cores e tal…
    Qq coisa meu email é martinhaa@yahoo.com

    Obrigada, desde ja, pela ajuda!

    Bjs, Marta


Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.